quarta-feira, 8 de junho de 2011

Acquaride



Acquaride (de acqua ride = passeio aquático) é um esporte de aventura.
Consiste em descer corredeiras sobre uma camâra de ar em formato ovalado, com alças para o atleta se segurar. Não são utilizados remos e sim as mãos como propulsores. Luva e capacete são equipamentos de segurança obrigatórios.

História do esporte

O acqua ride nasceu de uma brincadeira popular brasileira, um folclore. Onde tem rio, o homem se sente atraido pela força das aguas.
No Brasil, o equipamento inicial eram camaras de ar, caracterizando assim o desporto como insuflavel e individual. Ai nasceu o nome acqua ride, “cavalgar na agua”.acqua (do latin) agua e ride (do ingles) cavalgar, “andar sobre…”
1983- Primeiro Campeonato Brasileiro de Acqua Ride, PETAR(Parque estadual turistico do Alto Ribeira),IPORANGA, SAO PAULO.Dai para frente, todos os anos tiveram a etapa anual , dando inicio a evolução de tecnicas e equipamentos direcionados para o esporte.
1990 - A Acqua Ride Equipamentos iniciou o desenvolvimento das primeiras capas, luvas e protecoes direcionadas pra o esporte.
1997 - Criada a ABAR (associação brasileira de acqua ride) que organizou e regulou os campeonatos – com categorias formadas e circuito com etapas a cada 3 meses.Buscou também junto a CBCa, (confederação brasileira de canoagem) ,FPCa (Federação paulista de canoagem) e ABAE ( associação brasileira de esportes de aventura) o reconhecimento do acqua ride como um esporte da canoagem.
2000 – O bote inflavel foi desenvolvido pela Acqua Ride Equipamentos, a qual detem a patente do mesmo, produzindo os mais rapidos botes de competição.
No inicio o acquaride era chamado de bóia cross e não era considerado um esporte era ápenas uma brincadeira de garotos ousados que se aventuravam nas corredeiras de rios usando câmaras de pneus de caminhão, mas com o tempo o números de adeptos do bóia cross foi aumentando desenvolvendo assim equipamentos específicos.A câmara de ar foi revestida e foram imbutidas com alças de segurança, para remar se utiliza os próprios braços e para isso foi desenvolvida uma luva especial para auxiliar nos movimentos, essa versão mais desenvolvida do bóia cross se chama acqua ride.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Lugares para Praticar Esportes Radicais no Brasil

Os esportes radicais ganharam cada vez mais adeptos de uns anos para cá, isso porque as práticas estão cada vez mais seguras devido à qualidade dos equipamentos. Muito mais do que elevar a adrenalina do corpo praticar um esporte radical é estar em contato direto com a natureza ainda que desafiando os seus limites e as forças naturais. Conheça a seguir alguns dos lugares para praticar esportes radicais no Brasil.
Primeiramente é necessário ao se escolher praticar um esporte radical se identificar com o mesmo, só faça aquilo que gosta, depois disso é só curtir, desafiar os seus medos e limites. O Brasil é um país privilegiado à todas as práticas de esportes radicais, rico em fauna e flora tem muito a oferecer aos esportistas, por isso pessoas do mundo todo adoram visitar nosso país e aproveitar para praticar os esportes radicais.
O primeiro esporte que selecionamos para você é o Bungee Jump, uma das cidades classificada como rota certa para a prática inclusive dentro do ranking nacional é a cidade de Paulo Afonso, conta com eventos anuais de rapel, canyonismo e motocross.
Já no caso do Raffing nada melhor que a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, embarcar em um bote e descer o Rio Iguaçu é adrenalina demais. Para quem prefere o céu, temos como opção o voo livre na cidade de Rio de Janeiro, na parque Nacional da Tijuca, o salto acontece no alto da Pedra Bonita a visão é impressionante e inesquecível. É possível conhecer a cidade maravilhosa de outro ângulo, através de um voo duplo na asa delta.
E finalizando o nosso artigo sobre os melhores locais para se praticar esportes radicais no Brasil é especial para quem gosta de um ambiente escuro e cheio de mistérios, que tal visitar as cavernas de São Paulo, sim, a capital paulista tem também locais pacatos e silenciosos, no Petar, Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira é possível vivenciar uma aventura nos abismos, fendas estreitas e rios.
E o que não poderíamos deixar de citar a cidade de Boituva a 120km de São Paulo que é o local mais que ideal para saltos de 4 mil metros, a pratica de paraquedismo é perfeita nesse local com ventos de mais de 200 km por hora no rosto de quem se aventura.


Fonte: http://www.mundodastribos.com/lugares-para-praticar-esportes-radicais-no-brasil.html

Esporte de Aventura


Esporte de aventura ou Esporte Radical, são termos usados para designar esportes com um alto grau de risco físico, dado às condições extremas de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados.
Para que um esporte radical seja bem sucedido, é preciso levar em conta o que é preciso, um exemplo é o condicionamente físico, o estado mental, equipamentos e a alimentação, esses são os fatores mais importantes.
A definição de esporte de aventura surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando foi usado para designar esporte de adultos como o paintball, skydiving, surf, alpinismo, montanhismo, pára-quedismo, hang gliding e bungee jumping, trekking e mountain bike, que antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas, passou a se tornar populares em pouco tempo.
Uma característica de atividades semelhantes na visão de muitas pessoas é a capacidade de causar a aceleração da adrenalina nos participantes. De qualquer forma, a visão médica é que a pressa ou altura associadas com uma atividade não é responsável para que a adrenalina lance hormônios responsáveis pelo medo, mas sim pelo aumento dos níveis de dopamina, endorfina e serotonina por causa do alto nível de esforço psíquico. Além disto, um estudo recente sugere que haja uma ligação para a adrenalina e a "verdade"” dos esportes radicais. O estudo define os esportes radicais como um lazer ou atividade recreativa muito agradável, mas se tiver uma má administração poderão gerar acidentes e até a morte do praticante. Esta definição é designada para separar anúncio comercial que exagera na descrição dos fatos e "aumenta" a atividade realizada. Outra característica das atividades rotuladas é que elas tendem serem de preferência individuais do que esportes de equipe. Os esportes radicais podem incluir ambas atividades competitivas e não-competitivas.
Muitos participantes quase não sabem de todas as atividades que os esportes radicais compreendem. O mais apaixonado purista, o rótulo dos praticantes dos esportes radicais, não combina com a realidade, porque eles não competem para ganhar "qualquer coisa". De forma mais grave, os esportes radicais são freqüentemente rotulados como culpados por estereotipar os participantes desta atividade como estúpidos, impulsivos, e às vezes suicída.